Este curso, desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), faz parte do eixo de formação da operacionalização do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE). Ele é direcionado aos profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares) e da saúde atuantes nas escolas, com o objetivo de proporcionar um conhecimento aprofundado sobre práticas restaurativas e a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar.
O curso aborda uma ampla gama de temas essenciais para a criação de um ambiente escolar mais seguro e inclusivo. Inicia-se com uma introdução às práticas restaurativas e seus fundamentos teóricos, incluindo a história, conceitos, princípios e valores da Justiça Restaurativa. Aborda a importância da cultura de paz e a construção de escolas seguras, passando por tipologias de círculos restaurativos e a contribuição de sabedorias ancestrais. Além disso, trata da gestão de conflitos, relacionamentos saudáveis, e sistemas de garantias de direitos, e enfatiza a importância da articulação de redes de apoio.
O curso também inclui estudos de caso e a implementação prática de círculos restaurativos, destacando o papel do facilitador e o uso de círculos como espaço seguro de diálogo e disciplina restaurativa. Por fim, visa capacitar profissionais da educação e saúde para promover um clima escolar positivo e práticas de pertencimento.
Desejamos que essa formação contribua para a construção não apenas do conhecimento teórico acerca das práticas restaurativas e da cultura de paz, mas também para uma nova dimensão para a atuação.
Este curso não possui moderação
Este curso emite Certificado
Tempo mínimo para conclusão: 48 dias
Tempo máximo para conclusão: 180 dias